Estudo para as Células

31/03/2018


Escrito por Pastor Fabio às 21h09
[] [envie esta mensagem] []



ESTUDO

Semana de 02 de Abril

Força Para Viver

 

Quebra-gelo: Você já se sentiu tão cansado e desanimado ao ponto de pensar em desistir de algo que julgava importante?

 

Textos: Salmo 23:1-4 e Mateus 11: 28-29

 

Introdução: Quantos já se sentiram cansados e sobrecarregados? Quantos já se sentiram desanimados ao ponto de desistir?

     Aprendemos um estilo de vida que sobrecarrega e cansa. Valores, objetivos, lutas diárias para alcançar um lugar ao sol em um mercado saturado e competitivo, dedicação do tempo a ganhar dinheiro. Existem tempos em que a coisa se torna tão difícil, tão pesada, que nos preocupamos com o básico para vivermos e mesmo isso parece tão difícil de conseguir. A preocupação com o hoje é tão grande que não conseguimos nem pensar no futuro, não conseguimos nos organizar e planejar.

     Davi foi um homem que passou por isso, que viveu essa realidade e superou ao ponto de fazer a declaração do Salmo 23. Você gostaria de, como Davi, encontrar forças para prosseguir e vencer? Gostaria de encontrar alívio e renovação:

 

1)Se quisermos alívio devemos ir a Deus.

          Não há outro lugar de descanso para a alma do cristão a não ser junto a Deus ou a Jesus (Salmo 91:10 e Salmo23:1-3). Para o físico o mundo oferece descanso, para a alma não. Só oferece ilusão (engano). Quer ter alívio verdadeiro e encontrar força para continuar? Aprenda a levar sua ansiedade a Deus. Vá a Ele.

 

2)Aprenda um novo estilo de vida que dá descanso a nossa alma com Jesus.

          Aprendemos muitas coisas que pareciam boas, mas que nos trouxeram a esse desgaste e cansaço. Se quisermos encontrar alívio e descanso para a alma precisamos reaprender a viver com Jesus e seus ensinamentos. Quer ter alívio verdadeiro e encontrar descanso? Renove seus conceitos. Aprenda com Jesus.

 

3) Só é possível encontrar alívio se confiamos em Jesus.

     Precisamos confiar inteiramente para podermos descansar. É o caso de Davi, por isso pode dizer o que diz no Salmo 23. Quer encontrar descanso e alívio? Aprenda a confiar em Jesus.

 

 Conclusão: Quer encontrar alívio e descanso para a alma cansada? Está disposto(a) a ir a Ele, aprender com Jesus e entregar sua vida a Ele confiando que Ele fará o melhor?

 Observação: Líder, incentive-os a lerem a Bíblia para conhecerem melhor a Deus e aprenderem a confiar Nele

 Pr. Fábio Alcantara


Escrito por Pastor Fabio às 21h03
[] [envie esta mensagem] []



ESTUDO

Semana de 9 de Abril

 

 O segredo da vida feliz

 

E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. (Colossenses 3 : 15)

 

Quebra Gelo: Você já parou para pensar no que deixa sua vida infeliz?

 

Introdução

Visitando um amigo pastor aposentado, de 87 anos, numa dessas sentadas na varanda, perguntei qual o segredo de uma vida tranqüila, tal como via nele. A resposta me chocou pela obviedade: “o importante é ter paz com Deus e um coração agradecido. É, temos que ter gratidão!”

Muitas são as mazelas interiores que torna uma vida infeliz. Todos têm sua história que muitas vezes deixou suas marcas de tristeza, fracasso e culpa. Quem alguma vez nunca se sentiu a pessoa mais inútil da terra?

Mas quando conhecemos o evangelho de Deus, descobrimos que Jesus é a compensação para todo fracasso humano e que traz a satisfação para a vida.

 

Desenvolvimento:

Podemos compreender que:

1- O primeiro fundamento da vida satisfeita é a Paz com Deus.

Colossenses 2.14 - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

Paz com Deus é o cessar das exigências pela fé na obra de Jesus Cristo. Temos paz com Ele quando ouvimos: “você não me deve mais nada!”

Todo montante de erros que pesam sobre uma vida vem do pecado que pesava nos nossos ombros. O pecado tem o poder de destruir uma vida, pois é semelhante a olhos que está o tempo todo buscando algo para nos acusar. Quem pode viver assim?

O evangelho é o encontro do descanso. Jesus veio para aliviar aqueles que nele crêem da tirania da cobrança, pagando a divida dos pecadores e lhes trazendo paz.

 

2- O segundo fundamento da vida satisfeita é a gratidão.

...e sede agradecidos.

A gratidão é a linguagem do Reino de Deus. Para Ele, existem apenas duas línguas neste mundo: a língua do Seu Reino e a do reino das trevas. A primeira linguagem é a da gratidão e a outra a da queixa.

Muitos cristãos vivem no Reino de Deus sem falar a língua do Reino. São limitados. Falam um pouquinho o crentês: glória a Deus, Aleluia; mas depois de algumas palavras não sabem mais o que falar e começam a reclamar. A gratidão traz saúde e felicidade.

 

Conclusão:

A vida cristã vem acompanhada dos mais ricos instrumentos para uma vida feliz: começa com o perdão dos pecados e termina com uma linda morada no céu (João 14.2-3).

Você tem tido uma vida infeliz, insatisfeita? Volte-se para Deus, pois ele é a resposta para os anseios da tua alma. Faça agora um propósito de reconhecer sua graça e perdão e de agradecer-lhe por todas as coisas.

Pr Fabio Alcantara


Escrito por Pastor Fabio às 21h02
[] [envie esta mensagem] []



Semana de 16 de Abril

Libertos do Medo

 

Quebra-gelo: Você já sentiu medo?

 

Texto: Mateus 14:25-32

 

Introdução: O medo não é algo ruim. Em várias situações ele nos ajuda. Por causa do medo muitos se livram de situações que podem trazer problemas e até mesmo risco a vida; porém o medo pode se tornar um problema quando ele nos paralisa, nos impede de arriscar para crescer.

     Na vida cristã o medo também pode nos prejudicar ou nos ajudar. Quando deixamos de pecar porque temos medo de desagradar a Deus é algo bom, mas quando o medo nos faz duvidar de Deus, gera insegurança e nos impede de receber com fé a Palavra que Deus tem nos dado é um grande problema.

     Se quisermos crescer em intimidade e conhecimento de Deus precisamos vencer o medo pois:

 

1)O medo pode nos fazer afundar.

     Quando olhamos para o texto de Mateus 14 vemos que Pedro havia recebido uma palavra de Jesus que gerou confiança e o motivou a fazer algo extraordinário, porém a tempestade de vento ainda estava ali. Quando Pedro repara no vento e nas ondas ele teme e começa a afundar. Se não quisermos afundar temos que aprender a confiar em Jesus. Quer ser vitorioso(a) e realizar coisas extraordinárias? Vença o medo e confie em Jesus.

 

2)O medo nos faz esquecer das palavras e promessas de Deus.

     Quando Pedro reparou no vento e teve medo, esqueceu da palavra de Jesus que havia recebido. Foi essa palavra de Jesus que despertou a fé e o fez caminhar sobre as águas. A tempestade não havia cessado, mas não estava mais afetando Pedro até ele olhar para ela novamente e esquecer-se da Palavra de Jesus. Quer ser vitorioso(a)? Não olhe para as lutas, busque a Jesus e dê atenção ao que Ele diz. Vença o medo e lembre-se das palavras de Jesus.

 

3)O medo nos impede de ser aperfeiçoados.

     Se Pedro tivesse reparado no vento antes de sair do barco nunca teria dado alguns passos sobre as águas, e poderia ter continuado andando se não tivesse reparado depois. A Bíblia diz que a vida cristã é vivida pela fé (confiança) em Deus, não pela nossa razão. O medo nos faz questionar, nos torna mais racionais e menos crentes. Você recebeu uma palavra de Jesus? Tem certeza que é Ele quem falou? Então vença o medo e arrisque. Isso o(a) fará crescer em Deus e te fará um vitorioso(a).

 

Conclusão: Quer crescer em conhecimento e intimidade com Deus? Vença o medo e aprenda com Deus; ouça o que Ele diz e obedeça. Confie em Deus e Ele te dará a vitória. Quer isso?

 

Pr Fabio Alcantara


Escrito por Pastor Fabio às 21h01
[] [envie esta mensagem] []



ESTUDO

Semana de 23 de Abril

 

DIFICIL DE AMAR

 

LEITURA BIBLICA – Atos 13.13-23

 

Introdução

Os jovens são pessoas em formação que necessitam de muita experiência da vida para controlar seus impulsos. Por muitos anos lidei com eles e tive que ter paciência, exortando-os com cuidado para não espantá-los. Embora eu fosse gentil e amoroso por fora, frequentemente sentia, em meu íntimo, estar apenas suportando. Isso me fez refletir, em oração, sobre como um Pai celestial amoroso provê para Seus filhos difíceis.

 

Desenvolvimento

 

1)- Sejamos pacientes

Atos dos Apóstolos 13.18 -  e suportou-lhes os maus costumes por cerca de quarenta anos no deserto;

Ao contar a história dos israelitas durante o êxodo, Paulo disse: “[Deus] suportou-lhes os maus costumes por cerca de quarenta anos no deserto” (Atos 13:18). Em grego, “suportar” provavelmente significa prover pacientemente as necessidades das pessoas, a despeito de uma reação ingrata. Assim como Deus é conosco, devemos ser com os outros.

 

2)- Devemos evitar apontar o erro dos outros

Romanos 2.1-  Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas.

Uma boa definição de “egoísmo”: egoísmo é aquela atitude que, quanto mais nós temos, mais detestamos nos outros. Cuidado ao apontar defeitos. Geralmente eu fico longe dos “delatores premiados”.  Ao julgarmos, tornamo-nos réus do mesmo julgamento.

 

3)- Sermos pacientes

2 Timóteo 2.24 -  Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente,

Algumas pessoas podem não reagir favoravelmente aos nossos esforços para demonstrar cuidado e preocupação. Quando isso acontece, pode ser útil lembrar-se de que Deus é paciente conosco. E Ele nos deu o Seu Espírito para ajudar-nos a reagir com amor com os que são difíceis de amar ou ingratos (Gálatas 5:22-23). Que o Senhor, nos dê o fruto do Espirito, a paciência, para amarmos qualquer pessoa de nossas vidas que seja difícil de amar.

 

Aplicação: Seja tão paciente com os outros quanto Deus tem sido com você.

Pr. Fabio Alcantara


Escrito por Pastor Fabio às 21h00
[] [envie esta mensagem] []



ESTUDO

Semana de 30 de Abril

 

O Fermento dos Fariseus

 

Texto Bíblico:

Mateus 16.5-12

 

Quebra Gelo:

Você gosta de ler mais a Bíblia ou Orar?

 

Introdução

Muitas vezes nossa fé e caminhada com Deus parece andar como um relacionamento com aquele colega de trabalho no qual não temos nem vontade de falar com ele por falta de intimidade e assunto. Nossa vida se torna enfadonha e sem motivação.

 

Desenvolvimento

Os fariseus eram um grupo de religiosos que andavam lendo as escrituras por tradição e que não conheciam de fato a Deus. Achavam que seguir Sua lei era o suficiente porque era o mais próximo que podiam chegar de Deus. Mas quem anda assim está muito próximo de acabar no poço da infelicidade, porque deixou a alma esfriar em relação a Deus.

 

1)- Devemos tomar cuidado para não nos tornarmos religiosos sem intimidade com o Pai.

16.6   E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.

 

Os fariseus eram conhecidos por ensinar a palavra de Deus, de ouvir, mas não praticar a comunhão com Deus. Deus não deseja que sejamos crentes cabeçudos, que racionalizam, duvidam e não põe em prática Sua palavra.

 

2)-Devemos creditar cada milagre aos cuidados do nosso Pai.

16.9   Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens e de quantos cestos tomastes?

Aquelas pessoas haviam recebido milagres há pouco tempo:

- viram cinco pães alimentarem cinco mil homens;- viram sete pães alimentarem quatro mil homens; E acharam que tudo isto viera da habilidade dos padeiros!

A pessoa que não ora, busca a Deus, se esquece facilmente de tudo o que Deus fez na sua vida.

 

3)-Devemos tomar cuidado para não deixar nossa fé enfraquecer

16.12   Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.

Os fariseus deixaram a oração e intimidade com Deus pelo estudo,e pelo trabalho e pelo contato com pessoas sem fé, que acabou os influenciado. Muita gente jamais influencia, mas é influenciada o tempo todo!

 

Conclusão/Desafio

Peça ao Espírito Santo para te livrar de toda religiosidade para ter uma vida feliz. Se você está frio, ore e tenha um renovo Espiritual para ter uma vida feliz e tranquila, aguardando a manifestação da glória de Deus.

Pr Fabio Alcantara


Escrito por Pastor Fabio às 20h59
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   



BRASIL, Sul, CURITIBA, REBOUCAS, Homem, Portuguese


Histórico

OUTROS SITES
    Blog do Pastor Fabio
  Igreja Metodista
  Igreja Metodista Guarapuava


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog