Estudo para as Células

05/03/2018


Escrito por Pastor Fabio às 09h23
[] [envie esta mensagem] []



QUERIDO/A LÍDER DE GP´s

PROCURE NO SEU GRUPO AS PESSOAS QUE ESTÃO DISPOSTAS A FAZEREM

CASAS DE PAZ

NOS MESES DE ABRIL E MAIO.

DIA 18, INICIAREMOS O TREINAMENTO PARA ELES/AS.

E EM JUNHO TEREMOS ENCONTRO COM DEUS.


Escrito por Pastor Fabio às 09h23
[] [envie esta mensagem] []



ESTUDO

SEMANA DE 05 DE MARÇO

 

Secretaria da Solidão

 

Texto Bíblico: João 14.16-18

 

Introdução

A primeira-ministra britânica, Theresa May, nomeou uma "secretária da Solidão", encarregada de buscar soluções para o problema da solidão entre os britânicos. A secretária apontada, Tracey Crouch, disse estar orgulhosa de ter sido escolhida para enfrentar o que chamou de "desafio geracional" que, estima-se, afeta cerca de 9 milhões de pessoas no país, nas mais diversas faixas etárias. Um relatório divulgado no ano passado indicou que o impacto negativo da solidão sobre a saúde pode ser semelhante ao de fumar 15 cigarros por dia.

 

 

Desenvolvimento

A solidão é triste. Ninguém pode viver sem falar com alguém por muito tempo. A vida espiritual fornece recursos para enfrentar a solidão. Alguém que crê na presença constante de Jesus pode até se sentir falta das pessoas, mas nunca estará solitário. Jesus cuidará sempre de nós.

 

1)- Jesus Cristo promete voltar

— Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês. (João 16.18)

 

O texto bíblico acima mostra Jesus consolando os discípulos acerca da sua partida. Eles ficaram tristes porque a vida deles estavam fortemente arraigadas em Jesus. Mas o Senhor conversa com ele s prometendo um consolador, que é eu Espírito que estaria sempre com eles. Ele pediria ao Pai e ele os concederia um Auxiliador que ficaria com eles para sempre.

O mundo não poderia conhecer esse auxiliador, pois não o conhece. Realmente quem não conhece a Jesus Cristo não pode experimentar essa companhia. É necessário primeiro crer através da Bíblia. Daí a importância que todos conheçam ao Senhor para não cair em solidão adoecedora.

 

 

2)- A volta de Cristo trará uma alegria extrema

Assim também agora vocês estão tristes. Mas eu os verei outra vez, e o coração de vocês ficará cheio de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês. João 16.22

 

Quando uma pessoa se envolve com o Senhor, passas a ter um grande anseio pela sua presença. Muitos dizem que “Deus é importante, mas alguém por perto é de grande alento”.  Podemos ficar tristes por algum período, mas a lembrança da sua promessa de que estará conosco novamente faz de nós pessoas extremamente satisfeitas.

A alegria da Sua presença é um bem que traça não come, ferrugem não corrói e ladrão não rouba. A alegria do cristão será sempre uma obra que o Espírito de Cristo promoverá em nossos corações. Podemos até passar por solitude, mas nunca por solidão.

A Bíblia diz que Deus é Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada. Deus faz com que o solitário more em família; liberta os cativos e lhes dá prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril. Salmo 68.5-6

 

 

3)- Precisamos viver em comunhão

Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade. Atos 2.46

 

Os cristãos bíblicos perseveravam na Palavra, partiam o pão, oravam juntos, eram unidos e tinham tudo em comunhão, louvavam a Deus e por isso chamava a atenção dos incrédulos.

A vida de fé nos Grupos Pequenos, a participação nos cultos, e nos eventos da Igreja são poderosos antídotos contra a solidão. Além do mais, todos deveriam cultivar um forte ciclo de amizade. Lembre-se de que os filhos um dia irão embora, por isso não os utilize como desculpa e empecilho de não participar dos eventos. Pode ser um tiro no pé.

 

CONCLUSAO

Se você vislumbra momentos de solidão, procure tomar atitudes positivas, conforme a Bíblia nos ensina. Certamente você experimentará grande transformação na sua vida social e de fé. Procure fazer parte de uma “panelinha” na igreja.

Como anda a tua vida?

 

Pr Fábio Alcântara


Escrito por Pastor Fabio às 09h21
[] [envie esta mensagem] []



ESTUDO

Semana de 12 de Março

 

UM A UM

LEITURA BIBLICA – Atos 8.26-35

 

Introdução

Edward Payson foi um famoso pregador numa época passada. Num domingo tempestuoso, ele só tinha uma pessoa na plateia. Alguns meses depois, seu único espectador o procurou: “Fui levado ao Salvador através daquele culto”, disse ele. “Porque, sempre que você falava a respeito de pecado e salvação, eu olhava à minha volta para ver a quem você se referia, mas, como ali não havia ninguém além de mim, eu não tive alternativa senão receber cada palavra em meu próprio coração e consciência!”

 

Desenvolvimento

Deus nos salva um a um. Se você tiver acesso a uma pessoa, esse é o seu campo missionário. “Toda alma com Cristo é um missionário; toda alma sem Cristo é um campo missionário”, diz o slogan. Uma pessoa é incapaz de alcançar o mundo inteiro, mas, podemos amar o nosso próximo. “Quem é o meu próximo?” — perguntamos. A próxima pessoa que encontrarmos à nossa frente!

 

1)- Nosso Pai precisa da nossa vida

Romanos 10.14 - Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?

Espírito levou Filipe ao eunuco etíope que estava lendo as Escrituras e precisava de alguém para explicá-las a ele (Atos 8:26-35). O Espírito deu a Filipe as palavras adequadas e o eunuco confessou a sua fé em Cristo . assim também é hoje. Como as pessoas ouvirão sobre Cristo? Através de nós. Leia o verso acima novamente. Você sente a responsabilidade?

 

 

2)- Deus sempre prepara a pessoa para você

João 6.65 - E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido.

Peça a Deus para levá-lo à pessoa que Ele preparou. Ele o levará ao lugar certo no momento certo, para falar a essa pessoa. Ele falará por meio dos seus lábios, agirá por intermédio de suas mãos e cumprirá em você o grande propósito da Sua vontade.

 

3)- Sinta a necessidade das pessoas à sua volta

No nosso trabalho ou família, encontramos pessoas abatidas e perdidas sem saber a quem recorrer. Cabe a nós sentirmos as necessidades daqueles que estão à nossa volta e oferecer-lhes nosso apoio. Diga a essas pessoas que você talvez não possa ajudar materialmente ou fisicamente, mas que conhece alguém que tem respondido suas orações e ore por elas. Diga que Jesus Cristo se importa com elas. Você verá como é fácil as pessoas se apegarem a Ele.

 

Aplicação: Você será um sucesso no reino de Deus se for fiel onde Ele o colocou. Desafie-se a ganhar vidas para Jesus Cristo.

 

 

Pr. Fabio Alcantara


Escrito por Pastor Fabio às 09h20
[] [envie esta mensagem] []



ESTUDO

Semana de 19 de Março

 

 

Há saldo suficiente?

 

Texto Bíblico: Hebreus 4.14-16

Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda. (16).

 

Introdução

Em 2009, um enorme avião de passageiros fez um pouso de emergência no rio Hudson, em Nova Iorque. Após o ocorrido, perguntaram ao piloto, capitão Chesley Sullenberger, que pousara o avião com segurança sem causar vítimas, sobre os momentos no ar em que se viu diante de uma decisão de vida ou morte. Ele respondeu: “Façamos de conta que durante 42 anos, eu venho fazendo pequenos depósitos regulares no banco da experiência, formação e treinamento. E, naquele dia, o saldo era suficiente para que eu pudesse fazer uma retirada muito grande.”

 

Desenvolvimento

A maioria de nós, em algum momento, enfrentará crises. Talvez seja a demissão do emprego, os resultados de um exame médico, a perda de um membro da família ou de um amigo precioso. Nesses momentos precisamos cavar fundo nas reservas de nossa conta bancária espiritual.

E o que encontraremos lá? Se tivermos desfrutado de um profundo relacionamento com Deus, teremos feito “depósitos” regulares de fé.

 

1)- Procure estar firme com o Senhor diariamente

Portanto, fiquemos firmes na fé que anunciamos, pois temos um Grande Sacerdote poderoso, Jesus, o Filho de Deus, o qual entrou na própria presença de Deus. (4.14)

A Palavra de Deus diz que andar com Jesus Cristo é um privilégio. Ele fortalece a fé, mostra o caminho e nos faz conscientes da sua presença constante.

Muita gente deixa para buscar forças quando elas estão no tanque de reserva espiritual. Muitas vezes nesse caso pode ser tarde demais. Não existirá forças para vencer as eventualidades que aparecerem.

 

2)- Jesus compreende nossas fraquezas

O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou. (15)

É bom receber conselhos de alguém que passou por crises que muitas vezes estamos passando. Sentimos segurança. Com Jesus também é assim: tudo o que passamos ele passou, por isso nos compreende e deseja nos ajudar a vencê-las. Que grande privilégio ter esse amigo.

Para desfrutar dessa amizade, procure orar e ler a Bíblia. É desta maneira que o Espírito de Cristo desenvolve fé em nós.

 

3)- Sempre há saldo no banco de Deus

Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda. (16)

Precisamos ser mais claros do que isto? “SEMPRE ENCONTRAREMOS AJUDA quando precisamos. Essas ajuda requer oração, tempo para ser respondida e paciência. Mas tudo isto só podemos experimentar quando há saldo suficiente que foi aprisionado durante os dias de paz que vivemos. Se não tivermos esses frutos não teremos forças para esperar a ação do Pai.

Uma coisa é certa: podemos chegar com confiança no gerente desse banco especial que não empresta, mas dá de graça. O SENHOR Deus diz:  “Escutem, os que têm sede: venham beber água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça”. Isaías 55.1

 

Conclusão

Os recursos de Deus estão disponíveis quando os Seus filhos e filhas precisam fazer uma “retirada”. Lembre-se da resposta do experiente piloto: “Façamos de conta que durante 42 anos, eu venho fazendo pequenos depósitos regulares no banco da experiência, formação e treinamento. E, naquele dia, o saldo era suficiente para que eu pudesse fazer uma retirada muito grande.”

 

Pr. Fábio Alcântara


Escrito por Pastor Fabio às 09h19
[] [envie esta mensagem] []



ESTUDO

Semana de 26 de Março

 

Grandes Ofertas

Texto Bíblico: 1 Pedro 1.3-9

 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, (3)

 

Introdução

Ficamos surpresos com as inacreditáveis ofertas que enchem a caixa de entrada de e-mails todos os dias. Recentemente, somei as ofertas de dinheiro grátis que chegaram durante uma semana e minha conta totalizou 5 mil reais. Mas, cada uma dessas ofertas era uma fraude. Todas — desde um prêmio de 1 milhão até uma oferta de 7 milhões — eram apenas mentiras enviadas por pessoas inescrupulosas para extrair dinheiro.

Todos nós somos vulneráveis às ofertas fantásticas — fraudes que, na realidade, recompensam com nada além de problemas. Oferecem-nos falsas esperanças que terminam em sonhos frustrados.

 

Desenvolvimento

Existe, porém, uma oferta que é genuína, apesar de ser a mais fantástica além do que se pode crer. É a oferta que Deus nos faz — a salvação por meio da fé na obra acabada de Jesus na cruz. É uma oferta que custou muito caro a Jesus — e nós recebemos os benefícios.

 

1)- Ele nos Deu uma viva esperança

1 Pedro 1.3 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

Esperança não se compra, mas nos é dado de graça, sem a qual não poderíamos viver. Alguém disse que podemos viver com a maioria das coisas que nos são de graça e não podemos viver com as coisas que são compradas. As dádivas de Deus são essas coisas gratuitas. O que precisamos é confiar.

 

2)-Sejamos perseverantes nas provações

1 Pedro 1.6 -  Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações,

Não se vende garantia contra as provações, mas uma imensa força interior que o Espirito Santo nos concede diante das provas da vida. Jesus nos diz que as provações são por breve tempo, depois vindo a alegria da salvação que Deus nos concede. Muitas vezes as pessoas se sentem impotentes e vazias diante das privações até das “compras” que não podem realizar. Mas o que Deus tem para nós são coisas de graça que satisfazem a alma, e nos dá paciência para usufruirmos das coisas nas horas certas.

 

 

3)- Ingredientes gratuitos

Dizendo sim à salvação, podemos ter esperança (Tito 1:2), paz (Romanos 5:1), perdão (Efésios 1:7), incomparáveis riquezas (2:7) e redenção (4:30). Este é o grande negócio. A morte e a ressurreição de Jesus o garantem.

 

 

Aplicação:

A vida com Deus é um desafio constante à alma vazia, que quando preenchida pelo Seu Espírito Santo, nos torna satisfeitos e abençoados. Nossa salvação foi infinitamente cara para Deus, mas é totalmente gratuita para nós.

 

Pr. Fabio Alcantara


Escrito por Pastor Fabio às 09h18
[] [envie esta mensagem] []



[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
       
   



BRASIL, Sul, CURITIBA, REBOUCAS, Homem, Portuguese


Histórico

OUTROS SITES
    Blog do Pastor Fabio
  Igreja Metodista
  Igreja Metodista Guarapuava


VOTAÇÃO
    Dê uma nota para meu blog